Dúvidas frequentes dos nossos leitores:

Tire aqui as suas dúvidas sobre a JBC!

Índice:

1. Mangás (compra, hiato, sugestões de título, defeito, etc)
2. Assinaturas (formato de envio, planos, etc)
3. Comercial
4. Revenda
5. Mangakás / BMA
6. Parcerias

1. Mangás:

1.1 Quando sai o “mangá tal”? Qual a periodicidade de lançamentos?

Com exceção de Blade: A Lâmina do Imortal, Eden: it’s an Endless World, Gangsta e Ultraman, todos os nossos mangás são mensais (sem contar os mangás em hiato, claro).

Para saber quando será lançado o mangá que você deseja, sempre acompanhe o nosso checklist.

Como o dia de lançamento de cada mangá sempre está sujeito à alterações, visando um maior conforto para nossos leitores, atualizamos nosso checklist semanalmente (se não há data de lançamento em algum título, significa que ele ainda não foi liberado pela gráfica).

1.2 Comprei um mangá e veio com páginas faltando / páginas repetidas / descolando / etc, é possível trocar?

Em caso de defeito, o primeiro passo a ser tomado é tentar trocar o mangá no estabelecimento onde o comprou. Caso não seja possível, pode entrar em contato conosco que buscaremos uma solução para o seu problema.

1.3 É possível comprar diretamente com vocês?

Por enquanto não, mas estamos trabalhando para trazer nossa loja online de volta o mais breve possível.

Enquanto isso não acontece, sempre há a opção de comprar os mangás que deseja em livrarias e lojas especializadas. E para isso, indicamos duas lojas virtuais:

JWorld – São Paulo – SP
loja.jworld.com.br
(11) 5071-0430

Comix Book Shop – São Paulo – SP
www.comix.com.br
(11) 3088-9116

A lista completa de lojas parceiras em todo o Brasil pode ser acessada em nosso site. Escolha a região e loja de sua preferência e consulte a disponibilidade e condições de compra dos produtos JBC de seu interesse.

1.4 Faz meses que “tal mangá” não tem novos volumes. Vocês cancelaram?

Alguns mangás ainda estão em processo de publicação no Japão, quando começamos a lançá-los por aqui. Por esse motivo, às vezes acontece de algum título alcançar o japonês e entrar em pausa, pois temos que esperar sair um novo volume por lá, para podermos continuar sua publicação no Brasil.

Mas sempre retomamos o lançamento quando o título ganha novos encadernados no Japão e fechamos o contrato para que a publicação possa continuar por aqui.

1.5 Já saiu um novo volume de “tal mangá” no Japão. Quando sairá aqui?

Não é tão simples continuar o lançamento de um mangá que estava parado e recebeu um novo volume no Japão.

Para continuarmos a publicar aqui, precisamos negociar novamente com a empresa que detém os direitos do título. Por isso é normal que haja uma diferença de alguns meses entre o lançamento japonês e o brasileiro. Até o momento, Neon Genesis Evangelion foi uma exceção (o lançamento dos volumes #13 e #14 foram simultâneos com o Japão).

1.6 Por que vocês não fazem lançamentos bimestrais?

Atualmente temos alguns títulos bimestrais. Um Henshin Online foi feito para explicar as mudanças que ocorreram recentemente: https://youtu.be/xYLkcv626wg

1.7 Por que Blue Exorcist / BTOOOM! / CDZ – Next Dimension / CDZ – The Lost Canvas Gaiden / Hunter x Hunter / Freezing / Fairy Tail têm demorado para ter novos volumes?

Esses títulos se encontram em publicação no Japão e, quando ganham novos encadernados por lá, ganham por aqui também. Ainda que haja um tempo de diferença entre os lançamentos do Japão e do Brasil.

1.8 “Se alguma publicação estiver alcançado o lançamento do original japonês, vocês mudarão a periodicidade dos títulos para bimestral, trimestral, etc?”

Sim, pretendemos fazer isso com alguns títulos.

E no caso de os mangás encostarem em suas publicações japonesas, a publicação brasileira será igual aos casos de CDZ – Next Dimension, CDZ – The Lost Canvas Gaiden, etc : à medida em que saírem novos volumes por lá, negociaremos o contrato para continuar a trazê-los para cá.

1.9 Por que não há novos volumes de Bastard!!? Vocês cancelaram?

Bastard!! não foi cancelado. O título ainda está em publicação no Japão, e também se encontra no volume #27.

Não há previsão para o lançamento de novos volumes.

1.10 Por que não há novos volumes de D.N.Angel? Vocês cancelaram?

D.N.Angel não foi cancelado. O título ainda está em publicação no Japão, e também se encontra no volume #15.

Não há previsão para o lançamento de novos volumes.

1.11 Por que não há novos volumes de Hunter x Hunter? Vocês cancelaram?

Hunter x Hunter não foi cancelado. O título ainda está em publicação no Japão, e também se encontra no encadernado de número #32.

1.12 Por que não há novos volumes de Nana? Vocês cancelaram?

Não cancelamos Nana. O mangá ainda está em publicação no Japão e também se encontra no volume #21.

A autora parou de publicar novos capítulos devido à um problema de saúde, e não retomou o trabalho desde então. Não há previsão para o lançamento de novos volumes.

1.13 Por que não há novos volumes de X? Vocês cancelaram?

X não foi cancelado. O título ainda está em publicação no Japão, e também se encontra no volume #18.

Não há previsão para o lançamento de novos volumes.

1.14 O que está acontecendo com Blue Exorcist, BTOOOM!, Fairy Tail e Freezing?

Esses títulos ainda estão em publicação no Japão, e já encostamos em suas edições mais recentes. A partir de agora, os mangás chegarão à medida em que forem lançados por lá, sujeitos a intervalos irregulares entre a chegada de seus novos volumes. Para saber novidades sobre esses títulos, acompanhe sempre nossos perfis nas redes sociais e também nosso site henshin.com.br!

1.15 Vocês poderiam divulgar a tiragem / quanto vende / etc, cada título?

Infelizmente não divulgamos esse tipo de informação.

1.16 Está difícil encontrar “tal volume” de um determinado mangá, vocês podem reimprimir?

Nenhum título, ou volume, é impresso de maneira contínua, então é normal que fique cada vez mais difícil encontrar toda uma coleção à venda, com o passar do tempo.

Mas sempre existe a chance de um relançamento do título, como foram os casos Card Captor Sakura, Death Note, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Love Hina, Rurouni Kenshin e, recentemente, Yu Yu Hakusho.

1.17 “Tal mangá” não tem novos volumes na “loja x”. Vocês podem enviar para lá?

Para que possamos enviar nossos mangás para livrarias e lojas especializadas, são elas é que devem fazer o pedido para nós, ativamente. Caso isso não aconteça, não temos como enviar nossos produtos.

1.18 Vocês lançaram o mangá “Y”, mas ele ainda não chegou na minha cidade. Por quê?

A maior parte dos nossos títulos é distribuída de maneira setorizada, ou seja, a distribuição é feita em fases, 1 e 2, onde todas as datas de lançamento podem ser vistas em nosso checklist. Vale dizer que há uma diferença de aproximadamente 3 meses entre elas.

1.19 Por que todos os mangás não são embalados em plástico?

Por não ser uma medida ecologicamente correta, nós apenas embalamos os mangás que têm algum tratamento especial na capa (como verniz localizado, papel fosco, etc) ou, por determinação legal, títulos que são para maiores de 18 anos.

1.20 Não sou assinante, mas gosto de colecionar marcadores de páginas. Vocês podem me enviar alguns?

Atualmente, os marcadores de página são um presente que a JBC procura enviar a seus assinantes. Ainda assim, o envio está sujeito a disponibilidade em estoque, e não necessariamente os marcadores enviados correspondem ao título assinado. Também é possível conseguir marcadores em eventos que a JBC participa e em algumas lojas como a Comix, por exemplo.

2. Assinaturas:

2.1 Contratando a Assinatura, receberei os mangás antes da banca de jornal?

Garantimos que enviaremos as edições contratadas assim que estiverem disponíveis, e não seu recebimento antes das bancas.

2.2 O frete é grátis?

Sim. O frete é grátis e consiste no envio simples e embalagem simples, via correios ou distribuidora, cuja entrega pode levar de 2 (duas) a 4 (quatro) semanas.

2.3 Como faço a assinar os títulos da JBC? Quais são as formas de pagamento?

Para assinar nossos mangás, basta visitar a área de assinaturas do nosso site, e escolher o plano desejado. Assim que você selecioná-lo, aparecerão as formas de pagamento.

Vale lembrar que devido ao grande volume de pessoas, a resposta de um pedido de assinatura pode demorar até 5 dias úteis.

2.4 Onde posso pagar meu boleto? E se eu não pagar até a data estipulada, o que devo fazer?

Até o vencimento, o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Após o vencimento do boleto será cobrado R$0,10 de juros por dia. Nesse caso pode-se desconsiderar o mesmo e solicitar um novo boleto para a Editora JBC.

2.5 Já paguei o meu boleto e agora?

Após o pagamento do boleto o assinante receberá a confirmação em um prazo de 2 a 4 dias úteis. O e-mail de confirmação não atrasará o envio das edições disponíveis, que é de até 3 dias úteis após o pagamento.

2.6 O pagamento do meu boleto foi confirmado, quando enviarão o meu mangá?

Após a confirmação de pagamento o produto é enviado em até 3 (três) dias úteis para a Agência dos Correios. Isso no caso de ele já ter sido publicado. Se ainda não foi, pediremos para que aguarde até que o seja e, caso queira, é possível acompanhar as datas de lançamento dos nossos mangás em nosso checklist, que é atualizado semanalmente.

2.7 Em quanto tempo o meu mangá chegará pelos Correios/Distribuidora? Poderei rastreá-lo?

O prazo de entrega estipulado pelos Correios/Distribuidora é de 02 (duas) a 04 (quatro) semanas, contadas a partir dia posterior ao envio do mangá, em todo território nacional. Na modalidade “Simples” não é possível obter um rastreamento. Na modalidade “Com Registro” o código de rastreamento é informado ao assinante em um prazo de até 5 (cinco) úteis pela equipe de assinaturas da JBC, ou pode ser solicitado por e-mail. Nenhum tipo de envio citado garantirá o recebimento do mangá antes das bancas.

2.8 O que são as modalidades “Simples” e “Com Registro”? Como o meu manga será enviado?

A modalidade “Simples” permite enviar até 2 mangás e não é fornecido um rastreamento. “Com Registro” é a escolha da editora no caso do envio de 3 ou mais mangás e possui rastreamento. Para os envios com registro, é necessário ter alguém para recebimento na residência.

2.9 Quantos mangás eu vou receber no meu plano de assinaturas?

Você receberá os mangás que estão dentro do plano contratado, à medida em que forem lançados em banca.

As assinaturas de mangás da Editora JBC são referentes ao número de edições contratadas, não estando vinculadas a nenhuma periodicidade definida. Dessa forma, o intervalo entre uma edição e outra pode sofrer variações irregulares, estando sujeitas a paralisações esporádicas em decorrência de negociações ou do andamento do título no Japão.

2.10 Além das edições que estou assinando, quero assinar as edições que não estão disponíveis no site de Assinaturas da Editora JBC. É possível?

Quaisquer outras edições que não estejam disponíveis na lista de assinaturas da Editora JBC, não poderão ser adquiridas por essa modalidade.

2.11 Como posso alterar meu endereço?

A alteração deverá ser solicitada com 3 semanas de antecedência ao envio da nova edição. Nesse caso é necessário informar por e-mail o nome e o CPF do assinante, além do antigo, o novo endereço completo (logradouro, complemento, bairro, cidade e Estado). Confirmaremos a mudança, assim que nosso sistema for atualizado. Se solicitação não for feita com antecedência, não nos responsabilizaremos por edições já enviadas para o antigo endereço.

2.12 Se eu assinar um plano que vai dos volumes 1 ao 14, mas o mangá já estiver no volume #04, eu recebo os anteriores?

Sim, desde que o pagamento tenha sido efetuado. Nesse caso você receberá as edições disponíveis e correspondentes a cada parcela paga do seu plano de assinatura. Ou seja, os envios dos mangás serão feitos de acordo com o pagamento do boleto, ou cartão e/ou disponibilidade do produto, veja abaixo o exemplo de garantia correta de recebimento do produto por parcela.

Por exemplo:
– O pagamento da 1ª parcela garante o recebimento de 04 edições ( edições 01 à 04);
– O pagamento da 2ª parcela garante o recebimento de 05 edições ( edições 05 à 09);
– O pagamento da 2ª parcela garante o recebimento de 05 edições ( edições 10 à 14);

2.13 “Tal volume” do título que assinei, já foi enviado para minha casa?

Você pode acompanhar as o envio de mangás para assinantes pelo nosso checklist. As datas de envio estão dispostas abaixo das datas de lançamento da fase 2.

Como usamos os serviços dos Correios/Distribuidora, é importante destacar que os produtos podem demorar até 4 semanas após o envio, para que cheguem ao seu destino.

2.14 O prazo de entrega já expirou e eu não recebi meu mangá. O que faço?

Entre em contato com o departamento de assinaturas, no assinaturas@editorajbc.com.br ou pelo telefone: (11)5904-9281, informe seus dados e sua situação, para que seu caso seja solucionado.

2.15 Gostaria de assinar um título que já foi finalizado. É possível?

Salvo algumas exceções de kits ou promoções, não disponibilizamos planos de assinatura de títulos já finalizados.

3. Lançamentos e relançamentos:

3.1 Quando Akira e The Ghost in the Shell serão lançados?

Ainda não sabemos quando serão publicados, nem em qual formato virão. Recentemente estamos recebendo novidades sobre os títulos: já temos alguns materiais de The Ghost in the Shell, por exemplo. Nos próximos meses deveremos ter mais informações e definições de quando cada título poderá ser lançado (pelo menos o primeiro volume de cada um).

3.2 Vocês relançarão Shaman King / Tsubasa / etc?

Sempre existe a possibilidade de relançarmos títulos que fizeram sucesso, e é comum que eles retornem às bancas depois de um bom tempo. Card Captor Sakura, Rurouni Kenshin e Yu Yu Hakusho são exemplos.

3.3 Por que vocês não fazem uma enquete, para ver o que os leitores querem?

Lançar um novo título não é tão simples. Por esse motivo deixamos os leitores darem todas as sugestões que desejarem (seja de mangá, light novel, etc).

Continuem nos enviando sugestões, pois contabilizamos todas e sempre as encaminhamos para análise.

4. Comercial – vendas, loja virtual, etc:

4.1 Estou abrindo uma loja e quero me tornar um revendedor. Como devo proceder?

Você pode enviar um e-mail diretamente para o departamento comercial, no pedidos@editorajbc.com.br, e verificar qual é o procedimento para que os lojistas adquiram nossos produtos para revenda.

4.2 Por que vocês não fazem uma loja virtual própria?

Já anunciamos o retorno da nossa loja virtual há algum tempo, e estamos trabalhando para que ela volte à ativa o mais breve possível. Continue acompanhando nossos perfis nas redes sociais, para ser uma das primeiras pessoas a saber quando isso ocorrerá.

5. Mangakás, concurso de mangás e adjacências:

5.1 Escrevi um roteiro / uma história, a JBC pode publicar?

Com exceção de Combo Rangers e Robô Esmaga, a JBC ainda não possui em seu catálogo mangás de autores nacionais, pois trabalhamos apenas com licenciamento de produtos japoneses. Realizamos um concurso nacional de mangás (o BMA) no período 2013-2014, com o apoio do consulado do Japão. Os vencedores tiveram suas histórias publicadas na primeira edição do “Henshin Mangá”, e as histórias dos vencedores do BMA 2015 serão publicadas em breve.

O BMA 2016 deverá ter inscrições abertas nos próximos meses, então mãos à obra!

Caso queira conferir o site do BMA, clique aqui!

Criamos o novo selo “Ink Comics”, o qual lançou o Henshin Mangá e também o 2º álbum de Combo Rangers. Esse selo é para publicações diferentes dos lançamentos “normais” da JBC. É um selo para testes, digamos assim. Mas não há previsão para o lançamento de obras brasileiras no momento, com exceção de uma nova história dos “Combo Rangers” e “Robô Esmaga”.

Acompanhe nossas atividades através do nosso site e dos perfis nas redes sociais, para ser um dos primeiros a saber quando tivermos alguma novidade.

5.2 Posso enviar apenas o manuscrito/roteiro?
Não, apenas aceitamos a obra já completa (em quadrinhos e arte-finalizada).

5.3 Posso enviar meu trabalho, apenas para receber um feedback?
Não, apenas analisaremos os trabalhos que participarem dos nossos concursos. Caso haja alguma abertura para isso, informaremos pelos nossos canais de comunicação.

5.4 Ainda não tenho 18 anos. Posso participar do concurso desse ano, mesmo assim?

Não. Por conta de implicações jurídicas, no momento a nossa intenção é apenas manter o concurso para maiores de 18 anos.

5.5 Se um dos 5 one shots vencedores for muito bom, você planejam continuar sua publicação?

A princípio não há a intenção de serializar nenhuma história. Isso não é algo provável por enquanto, mas quem sabe futuramente? De qualquer maneira, o BMA também serve para abrir portas: Quack e Starmind estão sendo publicados por outra editora.

E é muito importante que você não pare de escrever e desenhar. Quanto mais treino, melhor!

5.6 Por que somente one shots?

Porque o BMA foi criado com moldes semelhantes a concursos japoneses de mangás e, assim como acontece no Japão, a porta de entrada para editoras são sempre one shots.

5.7 Quantas pessoas podem trabalhar comigo, numa obra do BMA?

De acordo com as normas atuais do concurso, o máximo de pessoas por obra é apenas duas.

5.8 Existe algum outro jeito para eu apresentar meu trabalho para a JBC?

No momento não. Atualmente a nossa “porta de entrada” para obras feitas por brasileiros é apenas o BMA.

5.9 Haverá concurso nos próximos anos?

A nossa intenção é manter o BMA com uma periodicidade anual. Acompanhe sempre nossos canais de comunicação, para saber das novidades.

6. Parcerias – eventos, sites, etc:

6.1 Olá, eu tenho um blog / site e gostaria de fazer uma parceria com vocês!

Caso tenha interesse em se cadastrar no mailing da Editora JBC, basta nos enviar um e-mail no imprensa@editorajbc.com.br, dizer qual é o veículo que você representa/faz parte, que passamos a lhe enviar as newsletters de imprensa.

O envio de materiais é feito em ações pontuais e/ou apenas depois de uma análise do potencial, alcance de leitores, frequência de postagens novas, etc.

6.2 “Organizei um evento e quero a participação da JBC de alguma maneira, como proceder?”

Para solicitações de eventos, pedimos que preencham o formulário presente em nossa página. Ele mostra tudo que queremos saber para analisarmos se existe a possibilidade de a JBC contribuir com o seu evento, de alguma maneira.