Os Grandes Nomes das HQs

Stan Lee: escritor e editor que foi responsável pela criação do universo Marvel. Ao lado dos desenhistas Jack Kirby, Steve Ditko e John Romita desenvolveu alguns dos mais famosos super-heróis do planeta: do Homem-Aranha ao Capitão América; da Feiticeira Escarlate ao Homem de Ferro, do Thor ao Hulk; dos X-Men ao Quarteto Fantástico e muitos outros.

Osamu Tezuka: é o expoente máximo dos mangás. Foi ele quem delineou as características básicas dos quadrinhos japoneses que são seguidas até hoje. São de sua autoria Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba – O Leão Branco, Don Drácula e muitos outros.

Jack Kirby: nova-iorquino, é um dos maiores desenhistas da história das HQs. Ao lado de Stan Lee foi responsável pela criação de personagens como Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem-Formiga, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Nick Fury, os X-Men e o Pantera Negra – só para citar alguns.

Steve Ditko: outra peça fundamental na história dos quadrinhos, foi ele, ao lado de Stan Lee, quem criou em 1962 o Homem-Aranha e todo o seu universo de vilões.

Bob Cane: desenhista e roteirista que “só” criou o Batman, em 1939, para a revista Detective Comics.

Frank Miller: desenhista e roteirista que criou grandes sucessos das HQs como 300 e Sin City. Porém, é mais lembrado por seus trabalhos O Cavaleiro das Trevas e Demolidor – O Homem sem Medo – inclusive, foi Miller o criador da icônica personagem Elektra.

Katsuhiro Otomo: lendário autor japonês que criou, nos anos 1980, em meio à uma eminente Guerra Atômica, a obra-prima dos mangás e da animação japonesa Akira.

Akira Toriyama: célebre mangaká criador de Dragon Ball e Dr.Slump.

Hergé: o belga Georges Prosper Remi é um dos principais quadrinistas europeus. Sob o pseudônimo Hergé, ele escreveu e desenhou As Aventuras de Tintim, de 1929.

Albert Uderzo e René Goscinny: dupla de autores franceses responsável pelas aventuras do Asterix e seus amigos lançadas em 1959.

Mauricio de Sousa: jornalista que se tornou o maior ícone dos quadrinhos brasileiros com a criação da Turma da Mônica, iniciada em 1958 com as historinhas estreladas pelo cachorrinho Bidu.

Francisco Ibáñez: espanhol autor de Mortadelo e Salaminho (1958), uma das mais famosas HQs cômicas já lançadas.

Charles M. Schulz: lendário cartunista americano criador da turma do Charlie Brown e do cachorrinho Snoopy, em 1950.

Masami Kurumada: autor de mangás que se tornou mundialmente famoso por conta da criação, em 1986, de Os Cavaleiros do Zodíaco. No Japão, porém, é mais reconhecido por obras como Ring Ni Kakeru.

Nobuhiro Watsuki: é o lendário autor do mangá Rurouni Kenshin – Samurai X.

Joe Shuster e Jerry Siegel: é a dupla de descendentes de judeus que, em 1938, em plena Grande Depressão dos EUA e em meio à Segunda Guerra Mundial, criaram o Super-Homem. Shuster era canadense e Siegel, americano.

Quino: o argentine Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido no universo das HQs como Quino, é o criador das histórias da menina questionadora Mafalda, de 1964.

Will Eisner: um dos grandes ícones das HQs. Ao longo de 70 anos trabalhou em todas as áreas fundamentais da criação de gibis. Atuou ao lado de nomes consagrados como Jack Kirby. Sua criação mais celebrada é o detective mascarado conhecido como o Spirit, de 1940.

Neil Gaiman: autor britânico responsável pela criação de HQs antológicas como Sandman.

Alan Moore: outro cultuado quadrinista inglês. Alan Moore é famoso pela criação de inúmeros sucessos dos quadrinhos. Watchmen, V de Vingança e A Liga Extraordinária entre inúmeros outros. Também é famoso pelo seu trabalho na histórica graphic novel Batman – A Piada Mortal, de 1988.

Lee Falk: famoso autor de HQs por ter criado em 1936 o lendário Espírito que Anda, mundialmente conhecido como o Fantasma.

E. C. Segar: cartunista americano que, em 1929, criou o marinheiro comedor de espinafre Popeye.

Alex Raymond: um dos grandes nomes do início dos quadrinhos nos Estados Unidos. São de sua criação o herói especial Flash Gordon, Jim das Selvas e o Agente X-9 – todos lançados em 1934 nos Estados Unidos.

Naoko Takeuchi: mangaká famosa pelas aventuras de Sailor Moon.

Rumiko Takahashi: talvez o maior nome entre as mulheres mangakás. Na atividade desde os anos 1970, ela coleciona grandes sucessos como Galera do Barulho, Ranma ½ e Inuyasha.

Hayao Miyazaki: artista cujo nome é mais relacionado à grandes sucessos das animações japonesas nos cinemas, como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado e O Serviço de Entregas de Kiki. Nos quadrinhos sua obra máxima é Nausicaä, que ele levou de 1981 a 1984 para desenvolver.

Yoshihiro Togashi: é uma verdadeira lenda entre os autores de mangás. Foi responsável por gigantescos sucessos como Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter.

Clamp: formado por quatro autoras, o grupo coleciona sucessos desde o início da década de 1990, como Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captors.