Cowboy Bebop

Cowboy Bebop: A História

Cowboy Bebop: A História

Embarque nessa viagem espacial
Cowboy Bebop é o o 15º título da JBC e o primeiro mangá a ser lançado regularmente toda semana no Brasil. A coleção completa tem seis edições. Isso significa que em um mês e meio (ou apenas 45 dias) estarão disponíveis todas as aventuras de Spike & cia em suas mãos.

Baseado nos 26 episódios lançados em 1998 na TV japonesa, o mangá de Cowboy Bebop traz histórias jamais vistas na versão em anime. A ação das aventuras dos quadrinhos se passa paralela à da série de TV e à do longa-metragem, Cowboy Bebop – O Filme (exibido nos cinemas brasileiros e que pode ser encontrado nas locadoras).

O mangá publicado no Japão originalmente em 1998 pela editora Kadokawa (a mesma de X) é assinado pela mangaká Yutaka Nanten e foi supervisionado pelo próprio Shinichirou Watanabe, criador e diretor da série de TV original e da aventura feita para os cinemas.

Em Cowboy Bebop, estamos no ano de 2071. A humanidade se espalhou pelos planetas do Sistema Solar graças aos “gates”, vias expressas espaciais que interligam o Sistema Solar. Abusando da tecnologia, os criminosos também ficaram bem mais perigosos. Para tentar combatê-los, foi criada a “Lei Cowboy”, segundo a qual caçadores de recompensas, mais conhecidos como “Cowboys do Espaço”, teriam poder para prender criminosos.

A série de TV
A série Cowboy Bebop foi ao ar pela primeira vez em abril de 1998 pela TV Tokyo. No Brasil, o anime foi exibido pelo canal pago Locomotion. Apesar do bom-humor das aventuras e do tom leve das tramas, o conteúdo mais adulto não foi muito bem recebido pela rede e, aliado a problemas na grade horária, fez com que só pudessem passar metade da série (13 capítulos). O último episódio foi uma colagem de cenas, fazendo uma retrospectiva dos anteriores e a série acabou finalizando sem ter uma conclusão. Os índices de audiência foram baixíssimos mas a qualidade inegável da série foi sendo cada vez mais reconhecida até que finalmente todos os 26 episódios foram ao ar no canal pago WowWow em outubro do mesmo ano. Silenciosamente o público foi se conscientizando do título e até meados de 2001 os vídeos, LDs e DVDs de Cowboy Bebop alcançaram, juntando tudo, mais de 600 mil unidades vendidas.

O anime é diferente do que estamos acostumados. Seus protagonistas não possuem poderes especiais como é de praxe e também não falam de lutar pela paz, amor e justiça. Eles são caçadores de recompensa que estão à margem da sociedade e que, justamente por isso, se mostram mais humanos e próximos das pessoas. A história se passa em 2071, quando a humanidade se espalhou pelos planetas do Sistema Solar graças aos “gates”, portões que conectam diversos pontos do Sistema e que são verdadeiras vias expressas de naves espaciais. Durante esta fase de colonização, o aumento no índice de criminalidade estava muito além da capacidade de controle da polícia. Para diminuir os problemas, a “Lei Cowboy” é institucionalizada e os caçadores de recompensa, mais conhecidos como “Cowboys do Espaço”, cruzam o cosmo à procura de criminosos. Spike, Jet, Faye, Ed e Ein são os protagonistas que se aventuram à bordo da velha nave interestelar Bebop.

O movie
Cowboy Bebop – O Filme (no original, Cowboy Bebop – Knocking on Heaven?s Door) chegou aos cinemas japoneses em 2001 e ao Brasil em 2003 (o movie já está disponível nas locadoras).

O longa-metragem se passa em Aruba, uma cidade encravada numa das crateras de Marte. Um ato terrorista causa centenas de mortes. Um caminhão tanque explodiu e espalhou alguma substância venenosa desconhecida, que sumiu sem deixar rastros. Faye, acidentalmente, gravou toda a tragédia quando perseguia um outro criminoso que devia estar dirigindo o caminhão que explodiu. Uma fortuna é oferecida pela captura do terrorista e nossos heróis começam a procurá-lo, cada um à sua maneira.

Pouco a pouco eles vão montando um quebra-cabeças que envolve uma gigante indústria farmacêutica, um segredo militar, uma misteriosa moça de nome Electra e um soldado que deveria estar morto. Ao longo da história, Spike é mortalmente ferido, Faye é capturada e uma tragédia muito pior é preparada pelo invencível terrorista Vincent Volage, que parece vagar na fronteira entre o sonho e a realidade.

Os preparativos para a Festa do Dia das Bruxas prosseguem normalmente na cidade, mas a aparente calma é interrompida por uma mensagem que se infiltra em toda a rede de computadores da cidade: “Feliz Dia das Bruxas. Doce ou Travessura? Eu sou tão pequeno a ponto de ninguém perceber, mas tão grande a ponto dos olhos não enxergarem…”

Qual a identidade do veneno? Onde acontecerá a tragédia? E quais são os motivos por trás dos atos de Vincent?