Hiroshima

Hiroshima: A Autora

Fumiyo Kouno nasceu em 1968 em Nishi Ward, Hiroshima. Graduada pela Universidade de Hiroshima, seu primeiro trabalho, Hana Machikado Dayori, foi publicado em 1995. Após concluir seus estudos, mudou-se para Tóquio, onde foi assistente de grandes autores como Katsuyuki Toda (Home Center Tenco), Aki Morino (Himitsu no Hanazono) e Fumiko Tanigawa (Homemade). Após a consagração com Hiroshima – A Cidade da Calmaria, em 2009 ela ganhou a premiação por excelência da obra no Japan Media Arts Festival por Kono Sekai no Katatsumi.

Assim como acontece com muitos japoneses, para ela também não foi nada fácil tocar em um tema tão delicado e ao mesmo tempo doloroso como a destruição de Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Tanto que, como ela mesma confessou em entrevista ao jornal The Chugoku Shimbun, procurava evitar ao máximo esse assunto. Mas em 2002, seu editor lhe propôs criar algo sobre a cidade. “Eu me sentia muito desconfortável para escrever sobre isso, mas se continuasse a hesitar, o receio não teria fim. Em algum momento, eu tinha de agir”, confessou.

Decidida a enfrentar sua própria relutância, Fumiyo começou a pesquisar o bombardeio. Mundialmente reconhecida, hoje ela acredita que criar a paz em nossas próprias vidas leva à ampliação da paz no mundo, e para isso incentiva a todos, orientais e ocidentais, a não dar as costas ao passado: “Não subestime aqueles que não sabem muito sobre a bomba atômica, tampouco pense que você sabe tudo sobre ela. Por outro lado, não creio que não possa aprender mais sobre isso. Tenha a atitude de conhecer mais, pois sempre há mais para saber.”